A bênção dos animais é já uma tradição na freguesia de Tadim, sempre que se realizam as Festas em honra de S. Bartolomeu e St.º António. Ontem, mais uma vez, a cerimónia solene foi acompanhada por centenas de pessoas e foram muitos os que se deslocaram ao anexo do pavilhão gimnodesportivo com os seus animais para serem abençoados pela mão do padre João Torres.

\r\n

 

\r\n



Meia centena de exemplares de gado bovino e cavalar foi ontem abençoado, mas o grande objectivo é alargar esta cerimónia a outros animais, como sejam os cães e os gatos. “Actualmente já não existe tanta criação de bois e cavalos como noutras épocas e, por isso, temos também que nos adaptar aos novos tempos e o nosso apelo é que as pessoas tragam aqui em próximas festividades os animais que têm em casa e dos quais cuidam”.

\r\n

 

\r\n

Rede Social de Animais e seus Donos

\r\n

REGISTE-SE. É GRATUITO!

\r\n

 

\r\n

 Este é hoje em dia um dos momentos altos das festividades de Tadim, inserido há alguns anos da programação pelo pároco local. “Como uma das grandes tradições de Tadim nesta altura das Festas de S. Bartolomeu e St.º António é a realização de uma feira franca, considerámos que os animais devem continuar a ter nela um papel de destaque e como St.º António é o santo protector dos animais faz todo o sentido dedicarmos-lhes também este dia”, explicou o padre João Torres. “É preciso cuidar bem dos animais, porque quem não cuida bem dos animais, também não cuida bem das pessoas”, advertiu.

O alargamento desta cerimónia a outros animais para além de bois e cavalos é também uma opinião partilhada pelo presidente da Junta de Freguesia de Tadim, Manuel Faria, que tem também à sua responsabilidade a realização do concurso agropecuário. “A tradição da Feira Franca de Tadim já tem 58 anos. Há dez anos tínhamos o dobro do gado bovino que aqui está hoje, mas é a mudança dos tempos. Queremos manter esta feira com mais força e gostaríamos que as pessoas passassem a trazer os seus animais domésticos”.


O povo de Tadim e dos arredores honrou ontem o seu santo padroeiro (S. Bartolomeu) e o santo protector dos animais (St.º António), com uma grandiosa procissão solene, incorporada por seis andores, magnifica-mente embelezados pela população. A S. Bartolomeu e St.º António juntaram-se as imagens do Menino Jesus, S. Bento, Sr.ª de Fátima e St.ª Teresinha.
Este foi um dos momentos mais solenes das festividades de Tadim que marcaram este fim- -de-semana. Acompanhada por centenas de fiéis, a majestosa procissão percorreu a freguesia ao som do compasso imprimido pela Fanfarra de Escuteiros de Jesufrei (Famalicão) e por mulheres a cavalo e muitos figurantes.

Desde há um ano que a actual comissão de festas tem trabalhado arduamente para que as principais festas de Tadim se realizem. Rui Fernandes, João Araú- jo, Pedro Pinto, Renato Cunha e Ricardo Ferreira, com o apoio das respectivas mulheres, são os nomes da comissão de festas que durante este ano levaram a cabo este importante trabalho em prol das tradições da sua freguesia.
“Estamos muito satisfeitos com o que conseguimos fazer e queremos agradecer a todos quantos nos ajudaram e nos apoiaram, incluindo os patrocinadores, para que realizássemos todas estas festividades”, confessou João Araújo, um dos elementos da comissão.

“O balanço que fazemos é muito positivo e no total conseguimos angariar 30 mil euros, através de donativos, peditórios e também das inúmeras iniciativas que promovemos durante todo o ano, desde o magusto, ao nosso ‘bananeiro’, ao jantar das rosas (no Dia da Mulher), à festa da francesinha e da cerveja - eventos que nos ajudaram a angariar as verbas necessárias para termos festas com dignidade”, afirmaram os elementos da Comissão de Festas de Tadim 2015.

A Romaria da Senhora das Candeias (em Fevereiro) e a Festa em honra de N. Sr.ª das Candeias e S. José (na Páscoa) foram outras das festividades que esta comissão concretizou, preparando-se ainda para a última das suas missões: a Festa em honra do Meino Jesus, a realizar a 16 de Dezembro.


Copyright © 2017 Sociedade Digital | Privacidade | Termos & Condições |   CrowdFunding Networks | Powered by Markup

 Android app on Google Play 
Pagamentos por Paypal
Certificado de integridade da página
Certificado de desempenho da página