Muitos pais questionam a possibilidade de deixarem os filhos terem um animal de estimação pois pensam que os animais são fontes de doenças, só destroem a casa, podem magoar os seus filhos ou causar mais chatices do que benefícios. Se é uma das pessoas que pensa assim está enganado, saiba porquê!

Segundo pesquisas realizadas na Universidade de Melbourne, na Austrália, as crianças que têm animais de estimação até aos 5 anos são mais resistentes a determinadas doenças comparativamente às restantes crianças. Um outro estudo, concluiu que a maioria dos problemas respiratórios aparecem durante a adolescência e que as pessoas que respiram pó das casas com animais, ou até mesmo pelos de gato, têm um organismo com mais resistência contra o vírus RSV, responsável por diversas infecções e problemas respiratórios.

Segundo a Universidade de Melbourne, existem 4 razões para adotar um animal de estimação:

  • Responsabilidade

 Ter um animal requer cuidados e estes cuidados, orientados pelo adulto, estimulam a autonomia e a responsabilidade. Cuidar da limpeza do animal e do seu espaço, cuidar da sua alimentação, medicá-lo quando necessário, são fatores favorece o desenvolvimento do vínculo afetivo e a lidar com os mais diversos sentimentos, de frustração à alegria e até a morte. E nesta relação entre a vida e a morte que o animal de estimação tem um papel muito importante, a criança aprende a lidar com a perda, com a dor.

 

  • Relacionamento

A partir da convivência com animais, a criança aprende a relacionar-se com as outras pessoas, a desenvolver a sensibilidade, a observação, a compreensão e os sentimentos de solidariedade, generosidade, zelo, afeto, carinho e respeito.

 

  • Desenvolvimento físico

Os animais também podem ser fortes aliados no desenvolvimento físico das crianças através de brincadeiras e exercícios. Os cães são um exemplo, através das caminhadas diárias necessárias para levar o animal à rua, as crianças saem de casa e praticam exercício.

 

  • Saúde

Além do afeto, os animais também podem produzir outros benefícios para a saúde. As terapias assistidas por animais são capazes de promover melhoras físicas, sociais, emocionais e cognitivas humanas. Os animais são indicados para pessoas com deficiências sensoriais (cegos e surdos), dificuldades de coordenação motora (ataxia), atrofias musculares, paralisia cerebral, autistas, portadores de Síndrome de Down, distúrbios comportamentais e outras afecções.

 


Copyright © 2017 Sociedade Digital | Privacidade | Termos & Condições |   CrowdFunding Networks | Powered by Markup

 Android app on Google Play 
Pagamentos por Paypal
Certificado de integridade da página
Certificado de desempenho da página